Oceana Minerals: Soluções Sustentáveis com Algas Lithothamnium para Nutrição Animal, Vegetal e Tratamento de Água

Dinheiro Rural: Ingrediente a base de alga marinha ajuda pecuarista a obter ganho de peso nos animais e mais qualidade nas carcaças

m9 • 29 de janeiro de 2019

Em seis meses de experiência, produtor já conseguiu um número satisfatório no ganho de peso: 0,872 quilos por dia

A Fazenda Gauchinha, localizada na cidade de Caarapó, próxima da cidade de Dourados/MS, comandada pelo proprietário e administrador Rodrigo Pereira de Oliveira, fechou uma parceria com a Oceana Brasil , empresa dedicada a produção de tecnologia a base de alga marinha do gênero Lithothamnium , e adotou desde novembro de 2015 um novo ingrediente para alimentação animal, composto 100% de algas marinhas calcárias e do gênero Lithothamnium, chamado Lithonutri.

Nestes seis meses de experiência, o administrador já conseguiu um número satisfatório no ganho de peso: 0,872 Kg por dia. “Também observamos um melhor resultado na deposição de gordura na carcaça dos animas, pois o percentual de animais com gordura desejável saiu da média de 6,3% para 17,5%. Percentual que, até então, não havíamos atingido dentro da classificação de qualidade JBS com nossos animais”, explica Rodrigo Pereira de Oliveira.

Com a parceria, a fazenda também passou a usar um produto natural (certificado IBD) e que a manipulação não é agressiva a saúde dos colaboradores da empresa. “De forma geral, ficamos impressionados com a qualidade das carcaças da boiada tratada com o Lithonutri. A boiada, que era da raça Nelore, e as carcaças se equiparam com a boiada cruzada nas questões de cobertura de gordura, fator essencial para o mercado externo”, analisa.

“As algas marinhas se mostram muito eficientes com controle da acidose ruminal, melhor digestão de fibras, garantindo assim maior ganho de peso. Além disso, para os produtores rurais é uma solução para aumentar os índices zootécnicos da produção com baixo custo e sem restrições de carência ou riscos de contaminantes”, explica Carlos Massambani, diretor técnico da Oceana Brasil.

A Fazenda Gauchinha ainda pode ampliar a parceria com a Oceana já que possui uma área de 1.973 hectare, divididos em pecuária de engorda (semi-confinamento) e agricultura (soja, milho e feijão) – essa área está atualmente arrendada. A produtividade local é bem alta: no semi-confinamento é 15,46@ por hectare por ano, uma média de 665 cabeças/ano. Já na recria é 8,8@ por hectare por ano, sendo 591 cabeças a média anual.

A propriedade ainda se destaca pela fertilidade, topografia, recursos hídricos e localização. Além de manter uma gestão de recursos humanos e financeiro, com Habilitação Internacional Europa e Cota Hilton.

Fonte: Dinheiro Rural

02/06/16 – 15h14 – Atualizado em 09/12/16 – 15h23
Por Anderson Oliveira 23 de maio de 2023
A Oceana Minerals foi reconhecida mais uma vez, por sua admirável gestão e desenvolvimento de negócios, inspiração de empresa sustentável e pelo comprometimento com o modelo de excelência Latin American Excellence Model (LAEM), sustentado por quatro pilares fundamentais Q-ESG: Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança. Esse modelo orienta as empresas no processo de compromisso formal com o conceito de Responsabilidade Total criado pela Latin American Quality Institute (LAQI) e auxilia as instituições a obterem altos níveis de desempenho ao longo do tempo.
Por Anderson Oliveira 31 de março de 2023
Foi com muita gratificação que, na noite de sexta-feira (24/03/2023), a Oceana Minerals participou da 30ª edição do evento de premiação Marketing & Negócios – Sustentabilidade e Agronegócios.
Por Oceana Minerals 24 de março de 2022
Quando o assunto é fertilizantes minerais, o agronegócio brasileiro vive dois momentos. Um ligado a crise causada por diversos fatores externos, econômicos e, ainda em consequência da pandemia, uma provável escassez dos fertilizantes para a safra 22/23. O outro, prevê uma projeção de crescimento e desenvolvimento no setor de pesquisa e tecnologia de bioinsumos para […] O post Falta de Fertilizantes no mercado abre oportunidade para bioinsumos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 13 de setembro de 2021
Um estudo recente da Scot Consultoria apontou que 28% dos bovinos confinados têm problemas de acidose ruminal. No Brasil, cerca de 25% das vacas leiteiras são acometidas pela doença. Nos Estados Unidos, o índice segue a mesma estimativa, atingindo de 20% a 25% das vacas leiteiras do país. Segundo o zootecnista Carlos Massambani, a doença […] O post LithoNutri no combate à acidose ruminal apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 11 de março de 2021
Além das técnicas de manejo, cuidados de salubridade com as baias e todo o ambiente onde o animal fica, atenção veterinária entre outros fatores, a nutrição animal é de extrema relevância para potencializar a performance da criação. Fortalece o sistema imune e garante melhores rendimentos para o produtor rural. Ter um plano de nutrição envolve […] O post Nutrição Animal – 7 dicas para melhorar a performance do seu rebanho apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 4 de março de 2021
O Lithothamnium é um gênero de algas marinhas que vive de 10 a 15 anos em mar aberto. Composto por mais de 70 nutrientes equilibrados, as grandes colônias de Lithothamnium são utilizadas há décadas como matéria prima natural para nutrição animal e vegetal.  Além do fator nutricional, que inclui componentes minerais e orgânicos, melhora as […] O post Lithothamnium: Tudo o que você precisa saber sobre esta alga apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por Clayton Vieira 26 de fevereiro de 2021
A pecuária brasileira está vivenciando um cenário de alta nos preços do boi gordo. Atrelado a isso temos uma comercialização mais restrita, já que o pecuarista está ofertando animais de forma paulatina e os frigoríficos estão trabalhando com escalas de abate mais curtas, temendo uma retração de consumo. Acredita-se que este cenário deve perdurar até […] O post Novas tecnologias na Pecuária: Como introduzir e os impactos econômicos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por m9 15 de maio de 2020
A Sustentabilidade e o Agronegócio” é tema de artigo do nosso CEO Rafael Villarroel, para o Portal Agrorevenda, confira: O que diferencia você de seu concorrente hoje em dia? Tecnologia, inovação, atendimento pré e pós venda? Certamente todos estes pontos são importantes… Mas, no agronegócio, eles precisam cada vez mais estar em conformidade com as […] O post A Sustentabilidade e o Agronegócio apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por m9 5 de maio de 2020
Em artigo publicado na revista Pharmaceutical Tecnology, a especialista em Nutrição Clínica Funcional, Daniela Carazzai, cita os benefícios da alga marinha Lithothamnion e seu perfil com mais de 70 tipos de nutrientes, lembrando sua elevada taxa de absorção dos minerais, especialmente do cálcio. Intitulado “Alga Marinha Lithothamnion – riqueza mineral de origem vegetal”, o artigo […] O post Artigo aponta a riqueza nutricional da alga marinha Lithothamnion apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por m9 16 de abril de 2020
O site de notícias AgroRevenda destaca a Oceana Minerals em matéria (15/04) sobre ruminantes, lembrando a aposta da nossa empresa neste segmento, que passa por mudanças importantes. Confira os detalhes abaixo.   O segmento de ruminantes tem passado por mudanças significativas e estruturais. Dois fatores principais têm impactado profundamente este contexto: a) a busca dos […] O post Oceana dobra aposta em ruminantes apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Mais Posts
Share by: