Oceana apresenta nova linha de fertilizantes biológicos em evento com produtores de grãos

m9 • 25 de janeiro de 2019

Oceana. Oceana Minerals. Oceana BrasilA RISA, maior grupo de agronegócios da região do MATOPIBA, apresentou  nesta semana a sua nova linha de fertilizantes baseada na alga marinha Lithothamnium : Lithogen. Desenvolvida em parceria com a Oceana Brasil , empresa pioneira na pesquisa e desenvolvimento de produtos com a alga, essa nova tecnologia promete revolucionar a agricultura no país. O evento ocorreu na cidade de Balsas/MA, em uma fazenda do grupo RISA, e contou com a presença dos principais produtores de soja e milho da região.

A nova tecnologia foi desenvolvida com exclusividade para a RISA, levando em conta as características específicas do MATOPIBA. Por ser um produto de origem biológica com mais de 70 nutrientes (entre minerais e aminoácidos), seu uso aumenta a riqueza de nutrientes do solo, um dos grandes problemas na região. Os tratamentos convencionais são demorados e caros. Além disso, o uso de fertilizantes biológicos melhora a absorção dos nutrientes presentes no solo pela raiz. É essa biodisponibilidade que permite, além do aumento na produtividade, uma melhora significativa na qualidade das lavouras, com maior durabilidade da safra e grãos mais firmes.

Durante o evento, especialistas da Oceana Brasil apresentaram os testes em andamento na fazenda da RISA, onde os participantes puderam observar a diferença no crescimento das plantas, como o tamanho das folhas e raízes. Também demonstraram resultados em lavouras de diversas regiões do país. “O trabalho de campo, associado a intensos estudos científicos, vem permitindo cada vez mais o desenvolvimento de produtos biológicos de alto rendimento, que ajudam a aumentar a produtividade de agricultores de todas as regiões”, afirma Ricardo Macedo, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Oceana Brasil. “Muito além do aumento na produtividade, os fertilizantes orgânicos, ,da alga marinha Lithothamnium, ainda melhoram a qualidade dos produtos, com um custo menor, atendendo às principais demandas dos produtores”, garante Macedo, que também é o principal pesquisador do uso da Alga Lithothamnium no Brasil.

Os resultados até agora com o uso do Lithothamnium são incríveis. A própria RISA conseguiu um aumento total de 1.098 sacas em uma área de 182 hectares, em sua lavoura no estado do MA. Já no estado do Paraná, agricultores da cidade de Palmeira  aumentaram sua média de 133 sc/alq para 151 sc/alq, com um retorno sobre o investimento de R$810,00 por alqueire. Já em Goiás, experimentos na cidade de Silvania demonstraram um aumento de produtividade de quase 7%, de 39 para 42,6 sacas por hectare.

Produtos baseados na alga marinha Lithothamnium podem ser certificados como  orgânicos, pois, além de 100% naturais, comprovadamente tem o  maior grau de pureza do mercado.  O  Lithothamnium extraído pela Oceana cresce em um ambiente ideal, com correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. A empresa trabalha e investe em pesquisas e tecnologia de ponta e no controle e monitoramento da vida biológica, para manter o equilíbrio ambiental da região da jazida e garantir a qualidade dos produtos.

Fonte: GlobalFert

Como melhorar a produtividade da soja e do milho com nutrição mineral de alta qualidade
Por Felipe Goes 26 de fevereiro de 2025
Descubra como o Lithothamnium pode aumentar sua produtividade agrícola. Conheça os benefícios desta alga marinha para nutrição de soja e milho. Confira!
Por Felipe Goes 26 de fevereiro de 2025
Minerais Marinhos na Agricultura: Como o Lithothamnium Revoluciona a Produção Rural
Por Anderson Oliveira 23 de maio de 2023
A Oceana Minerals foi reconhecida mais uma vez, por sua admirável gestão e desenvolvimento de negócios, inspiração de empresa sustentável e pelo comprometimento com o modelo de excelência Latin American Excellence Model (LAEM), sustentado por quatro pilares fundamentais Q-ESG: Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança. Esse modelo orienta as empresas no processo de compromisso formal com o conceito de Responsabilidade Total criado pela Latin American Quality Institute (LAQI) e auxilia as instituições a obterem altos níveis de desempenho ao longo do tempo.
Por Anderson Oliveira 31 de março de 2023
Foi com muita gratificação que, na noite de sexta-feira (24/03/2023), a Oceana Minerals participou da 30ª edição do evento de premiação Marketing & Negócios – Sustentabilidade e Agronegócios.
Por Oceana Minerals 24 de março de 2022
Quando o assunto é fertilizantes minerais, o agronegócio brasileiro vive dois momentos. Um ligado a crise causada por diversos fatores externos, econômicos e, ainda em consequência da pandemia, uma provável escassez dos fertilizantes para a safra 22/23. O outro, prevê uma projeção de crescimento e desenvolvimento no setor de pesquisa e tecnologia de bioinsumos para […] O post Falta de Fertilizantes no mercado abre oportunidade para bioinsumos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 13 de setembro de 2021
Um estudo recente da Scot Consultoria apontou que 28% dos bovinos confinados têm problemas de acidose ruminal. No Brasil, cerca de 25% das vacas leiteiras são acometidas pela doença. Nos Estados Unidos, o índice segue a mesma estimativa, atingindo de 20% a 25% das vacas leiteiras do país. Segundo o zootecnista Carlos Massambani, a doença […] O post LithoNutri no combate à acidose ruminal apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 11 de março de 2021
Além das técnicas de manejo, cuidados de salubridade com as baias e todo o ambiente onde o animal fica, atenção veterinária entre outros fatores, a nutrição animal é de extrema relevância para potencializar a performance da criação. Fortalece o sistema imune e garante melhores rendimentos para o produtor rural. Ter um plano de nutrição envolve […] O post Nutrição Animal – 7 dicas para melhorar a performance do seu rebanho apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 4 de março de 2021
O Lithothamnium é um gênero de algas marinhas que vive de 10 a 15 anos em mar aberto. Composto por mais de 70 nutrientes equilibrados, as grandes colônias de Lithothamnium são utilizadas há décadas como matéria prima natural para nutrição animal e vegetal.  Além do fator nutricional, que inclui componentes minerais e orgânicos, melhora as […] O post Lithothamnium: Tudo o que você precisa saber sobre esta alga apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Mais Posts