Oceana e Daniel Dall Asta Frasson, participam da Feira Nacional do Camarão (Fenacam)

m9 • jan. 25, 2019

Enquanto o mercado mundial do camarão se descabela com novas notícias de contrabando do crustáceo para a China via Vietnã, a carcinicultura brasileira se prepara para mais uma edição da  Feira Nacional do Camarão (Fenacam) .

Mais uma vez em Natal (RN), entre 13 (abertura oficial) e 16 de novembro, a feira chega à 15ª edição com o setor ainda em recuperação produtiva pós-mancha branca, mas sem retomar a participação no mercado externo. Em 2018, o Brasil exportou apenas 146,3 toneladas de caudas de  vannamei , resultado ainda pior que em 2017 (182,9 toneladas).

Por outro lado, o mercado interno ainda não vê grandes incrementos de volumes produzidos segundo os dados oficiais da  Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) , que calculou 60 mil toneladas no ano passado e um incremento próximo a 10% para 2018.

A produção nacional, toda absorvida pelo mercado interno, segue muito tímida diante do potencial produtivo evidenciado pela Fenacam. A feira ganha ainda mais importância neste contexto, já que trará tecnologias e conteúdo mercadológico e científico orientado a acelerar esta expansão.

A programação das palestras do  XV Simpósio Internacional de Carcinicultura e do XII Simpósio Internacional de Aquicultura  ocorrerão das 8h30 às 13h dos dias 14 a 16 de novembro. Já a feira propriamente dita, oficialmente  XV Feira Internacional de Aquicultura , ocorrerá das 14h às 22h.

Destaques dos expositores

Algumas empresas já anteciparam as novidades que apresentarão no Centro de Convenções de Natal. A  Camanor  vai aproveitar o evento para expor a nova fase da empresa, depois de vender 40% de suas ações ao grupo  Charoen Pokphand, por meio da sua divisão alimentícia (CPK). 

Além do estande, que no ano passado trouxe um camarão robótico articulado, a participação também contará com uma  apresentação em 14 de novembro, a partir das 15h, na sala 1 do auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal . A entrada é gratuita mediante convite, que pode ser acessado e impresso no site da empresa.

Oceana. Oceana Minerals. Oceana Brasil. Lithothamnium. Algen. Lithonutri. Acqua tratement. Acqua food. Fertlizante. Fertilizantes. Nutrição Animal. Nutrição vegetal. Tratamento de água. Aumento de produtividade do campo.

A intensificação do cultivo de camarão continua na crista da onda e será tema de apresentações no simpósio e na própria feira, por meio de companhias interessadas em comercializar suas soluções para este segmento. Um dos exemplos é a  Zanatta , especialista em estufas para sistemas de recirculação e bioflocos.

A empresa aproveitou as redes sociais para divulgar as estruturas “estufadas”, dedicadas à manutenção de temperatura. A estabilidade térmica é essencial para a manutenção das condições adequadas a estes sistemas, que reduzem drasticamente a necessidade de renovação de água – a estimativa é que uma carcinicultura tradicional extensiva consuma em torno de 80 mil litros de água para cada kg de camarão produzido.

Outro aspecto fundamental destes sistemas é o fortalecimento do sistema imunológico ou digestivo dos animais. Atentos às exigências de digestibilidade e resistência, os produtores buscam soluções naturais ou sintéticas capazes de melhorar o desempenho dos camarões, como pré e probióticos.

Uma das novidades neste âmbito é o  Algen Acqua , fertilizante mineral de origem biológica vegetal da alga marinha  lithothamnium  apresentado pela brasileira  Oceana Brasil . O produto possui mais de 70 nutrientes minerais e orgânicos e pode servir como alternativa aos calcários, carbonatos de cálcio, bicarbonato de sódio, prebióticos e óxidos de cálcio (exceto em caso de esterilização de doenças).

Segundo a empresa, o cultivo de camarões pode ser beneficiado com outras propriedades do produto, como a liberação imediata de nutrientes de alta biodisponibilidade, fonte de macro e micronutrientes minerais e aminoácidos, condicionamento químico do solo e da água, redução da acidez do solo e tamponamento do pH da água.

A empresa menciona resultados obtidos em tese de mestrado apresentada na  Universidade Federal do Ceará (UFC) para indicar que, com o produto, uma  dose de 250 kg/ha do produto promoveu um aumento de 155 kg de camarões/ha e uma dose 500 kg/ha gerou um aumento de 300 kg de camarões/ha.

Oceana. Oceana Minerals. Oceana Brasil. Lithothamnium. Algen. Lithonutri. Acqua tratement. Acqua food. Fertlizante. Fertilizantes. Nutrição Animal. Nutrição vegetal. Tratamento de água. Aumento de produtividade do campo.

Fonte: SeaFood Brasil

Por Anderson Oliveira 23 mai., 2023
A Oceana Minerals foi reconhecida mais uma vez, por sua admirável gestão e desenvolvimento de negócios, inspiração de empresa sustentável e pelo comprometimento com o modelo de excelência Latin American Excellence Model (LAEM), sustentado por quatro pilares fundamentais Q-ESG: Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança. Esse modelo orienta as empresas no processo de compromisso formal com o conceito de Responsabilidade Total criado pela Latin American Quality Institute (LAQI) e auxilia as instituições a obterem altos níveis de desempenho ao longo do tempo.
Por Anderson Oliveira 31 mar., 2023
Foi com muita gratificação que, na noite de sexta-feira (24/03/2023), a Oceana Minerals participou da 30ª edição do evento de premiação Marketing & Negócios – Sustentabilidade e Agronegócios.
Por Anderson Oliveira 17 nov., 2022
Desde a confirmação do resgate com vida de todos os tripulantes, o objetivo primário da Oceana Minerals sobre o naufrágio passou a ser a proteção do meio ambiente. Especialmente pela existência de aproximados 9 mil litros de hidrocarbonetos nos tanques da draga naufragada.
Por Anderson Oliveira 18 out., 2022
Nossa equipe da Oceana Minerals e os profissionais contratados especializados em controle ambiental estão muito ativos desde a ocorrência do acidente com a draga Tremembés. Estamos visitando praias e o local do naufrágio da embarcação.
Por Anderson Oliveira 09 out., 2022
Informamos o naufrágio da embarcação TREMEMBÉS, ocorrido por volta das 5h30 da manhã deste domingo, 9, durante seu retorno ao Porto de Salinas, no Maranhão. Todos os 9 tripulantes foram resgatados com vida e passam bem. A empresa está prestando assistência direta às vítimas e seus familiares. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas por autoridades públicas e pela Oceana com a finalidade de apurar causas, eventuais responsabilidades e as medidas necessárias para mitigar potenciais desdobramentos. Todos os contatos com a imprensa se darão pela assessoria especializada 24×7 Comunicação. Pedimos para encaminhar os pedidos de entrevistas e informações ao email oceana@24x7comunicacao.com.br.
Por Oceana Minerals 24 mar., 2022
Quando o assunto é fertilizantes minerais, o agronegócio brasileiro vive dois momentos. Um ligado a crise causada por diversos fatores externos, econômicos e, ainda em consequência da pandemia, uma provável escassez dos fertilizantes para a safra 22/23. O outro, prevê uma projeção de crescimento e desenvolvimento no setor de pesquisa e tecnologia de bioinsumos para […] O post Falta de Fertilizantes no mercado abre oportunidade para bioinsumos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 13 set., 2021
Um estudo recente da Scot Consultoria apontou que 28% dos bovinos confinados têm problemas de acidose ruminal. No Brasil, cerca de 25% das vacas leiteiras são acometidas pela doença. Nos Estados Unidos, o índice segue a mesma estimativa, atingindo de 20% a 25% das vacas leiteiras do país. Segundo o zootecnista Carlos Massambani, a doença […] O post LithoNutri no combate à acidose ruminal apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 11 mar., 2021
Além das técnicas de manejo, cuidados de salubridade com as baias e todo o ambiente onde o animal fica, atenção veterinária entre outros fatores, a nutrição animal é de extrema relevância para potencializar a performance da criação. Fortalece o sistema imune e garante melhores rendimentos para o produtor rural. Ter um plano de nutrição envolve […] O post Nutrição Animal – 7 dicas para melhorar a performance do seu rebanho apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 04 mar., 2021
O Lithothamnium é um gênero de algas marinhas que vive de 10 a 15 anos em mar aberto. Composto por mais de 70 nutrientes equilibrados, as grandes colônias de Lithothamnium são utilizadas há décadas como matéria prima natural para nutrição animal e vegetal.  Além do fator nutricional, que inclui componentes minerais e orgânicos, melhora as […] O post Lithothamnium: Tudo o que você precisa saber sobre esta alga apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por Clayton Vieira 26 fev., 2021
A pecuária brasileira está vivenciando um cenário de alta nos preços do boi gordo. Atrelado a isso temos uma comercialização mais restrita, já que o pecuarista está ofertando animais de forma paulatina e os frigoríficos estão trabalhando com escalas de abate mais curtas, temendo uma retração de consumo. Acredita-se que este cenário deve perdurar até […] O post Novas tecnologias na Pecuária: Como introduzir e os impactos econômicos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Mais Posts
Share by: