Portal Terra: Alga marinha é utilizada como fertilizante

Com mais de 70 nutrientes, ela contribui com aminoácidos essenciais para as plantas

Oceana. Oceana Minerals. Oceana Brasil. Lithothamnium. Algen. Lithonutri. Acqua tratement. Acqua food. Fertlizante. Fertilizantes. Nutrição Animal. Nutrição vegetal. Tratamento de água. Aumento de produtividade do campo.Um produto composto por cálcio e magnésio, que é de cinco a oito vezes mais solúveis que os carbonatos tradicionais e inclui uma porção orgânica composta por aminoácidos e vitaminas, foi desenvolvida pela empresa Oceana Brasil. Chamada de Algen TS, é utilizado uma alga marinha no tratamento de sementes, a Lithothamnium.

A alga conta com mais de 70 nutrientes, incluindo aminoácidos essenciais para o desenvolvimento da planta. De acordo com Ricardo Macedo, diretor técnico da Oceana Brasil, quando utilizada nas plantações, a absorção dos nutrientes no solo pela raiz se torna mais eficiente, como consequência a qualidade e a quantidade das colheitas melhoram, com baixo custo.

A iniciativa foi testada em três fazendas de Goiás, duas de soja e uma de feijão. Nessas propriedades duas áreas foram cultivadas uma ao lado da outra, utilizando sementes tratadas com Algen TS e outra convencional.

Os resultados foram positivos. A parte cultivada com a alga apresentou maior nodulação mais rapidamente, gerando impacto na fixação biológica do nitrogênio. Na lavoura de soja, foi observado um aumento médio de 3 sacas por hectare, no feijão de 5,4 sacas por hectare.