PEA – Programa de Educação Ambiental

Este programa é desenvolvido pela Oceana Minerais Marinhos Ltda. desde o ano de 2010, com ações junto a comunidade de Tutóia com o objetivo de despertar a consciência da população Tutoiense para os aspectos ambientais e o que pode ser feito para preservar/conservar o meio ambiente é de crucial importância para a diminuição das degradações ambientais.

Contribuindo para a consciência ecológica dos trabalhadores e da população de Tutóia, propiciando o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente em que vive, e a compatibilização do desenvolvimento tecnológico com a preservação e conservação ambiental.

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), educação ambiental consiste em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade.

Programa voltado para as Instituições de Ensino do Município de Tutóia.

Foram realizadas ações com os alunos, professores e funcionários das escolas que estão localizadas nas vias de acesso utilizada pela Oceana para o escoamento do calcário.

Estas ações tiveram como objetivo prover as orientações e informações de Educação no trânsito e Educação ambiental, as ações desenvolvidas visam a preservação do meio ambiente, incluindo a reutilização de lixo, o cuidado com a água, os problemas do desmatamento. Também foram abordadas questões de trânsito, como as leis, o uso correto do cinto de segurança, limite de velocidade e respeito as sinalizações.