Oceana Brasil fecha parceria com o Grupo Risa para a produção de linha de produtos à base da alga Lithothamnium

Lithothamnium

 

O Grupo Risa S/A e a Oceana Brasil anunciaram hoje uma parceria para o desenvolvimento de uma nova linha completa de fertilizantes biológicos, a Risa Lithogen. A expectativa de faturamento com a nova linha de produtos é de US$ 22 milhões já no primeiro ano, um incremento de 24% na unidade de negócios que hoje fatura em torno de US$ 90 milhões. O anúncio ocorreu em evento na cidade de São Luís (MA), com a presença dos principais produtores da região. A nova linha contará com quatro produtos que serão produzidos pela Risa em parceria com a Oceana Brasil, líder na extração e beneficiamento do Lithothamnium.

A RISA, empresa de agronegócios da região do MATOPIBA (que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), é a maior consumidora mundial de algas Lithothamnium. O Grupo utiliza a linha de fertilizantes Algen,  desenvolvida pela Oceana, há dez anos em suas próprias lavouras de milho e soja, com ótimos resultados ─ só de soja, são 70 mil hectares. Este sucesso garantiu a confiança do grupo para dar o próximo passo, inserindo produtos à base da alga Lithothamnium em seu portfólio, que serão comercializados diretamente pela Risa para os demais produtores da região do MATOPIPA e também do exterior.

Juntas, as empresas projetam a venda de mais de 50.000 toneladas/ano de produtos. Para atender a região de MATOPIBA, a Oceana adquiriu mais uma unidade de granuladora.

Os produtos da linha Algen veem apresentando resultados excelentes em culturas de grãos em todo o Brasil. Nas lavouras do MATOPIBA, seu uso traz ainda mais benefícios, aumentando a riqueza de nutrientes do solo, um dos principais problemas da região. Os tratamentos tradicionais para enriquecimento do solo, além de demorados, trazem um alto custo para o produtor, e os fertilizantes da linha ALGEN têm sido a solução para esse problema.

A nova linha Risa Lithogen terá desde a versão pura (granulada) até misturas com nitrogênio, potássio, e produto específico para grãos. “A experiência do Grupo Risa com essa tecnologia na região foi muito positiva, e acreditamos que esses produtos têm um potencial enorme para impulsionar a produtividade de agricultores em toda a região do MATOPIBA”, afirma Romeu Amaral, gerente comercial do Grupo Risa. “Nossa proposta é combinar a expertise técnica da Oceana com a experiência prática de mercado do grupo Risa no uso da linha Algen, para desenvolver produtos de alta performance e tecnologia diferenciada aos produtores da região”, completa Eduard Kozak, Diretor Comercial da Oceana Brasil.

Para Daniel Frasson, presidente da Oceana Brasil, a parceria com o Grupo Risa comprova a importância da linha Algen para o agronegócio. “Essa parceria abre novos e promissores horizontes para a consolidação da nossa tecnologia nos produtos que desenvolvemos”.