Nova linha de fertilizantes biológicos é apresentada em evento

m9 • fev. 06, 2019

Oceana. Oceana Minerals. Oceana Brasil. Lithothamnium. Algen. Lithonutri. Acqua treatement. Acqua food. Fertlizante. Fertilizantes. Nutrição Animal. Nutrição vegetal. Tratamento de água. Aumento de produtividade do campo. Daniel Dall Asta Frasson.A RISA, maior grupo de agronegócios da região do MATOPIBA, apresentou nesta semana a sua nova linha de fertilizantes baseada na alga marinha Lithothamnium: Lithogen. Desenvolvida em parceria com a Oceana Brasil, empresa pioneira na pesquisa e desenvolvimento de produtos com a alga, essa nova tecnologia promete revolucionar a agricultura no país. O evento ocorreu na cidade de Balsas/ MA, em uma fazenda do grupo RISA, e contou com a presença dos principais produtores de soja e milho da região.

A nova tecnologia foi desenvolvida com exclusividade para a RISA, levando em conta as características específicas do MATOPIBA.  Por ser um produto de origem biológica com mais de 70 nutrientes (entre minerais e aminoácidos), seu uso aumenta a riqueza de nutrientes do solo, um dos grandes problemas na região. Os tratamentos convencionais são demorados e caros. Além disso, o uso de fertilizantes biológicos melhora a absorção dos nutrientes presentes no solo pela raiz.  É essa biodisponibilidade que permite, além do aumento na produtividade, uma melhora significativa na qualidade das lavouras, com maior durabilidade da safra e grãos mais firmes.

Durante o evento, especialistas da Oceana Brasil apresentaram os testes em andamento na fazenda da RISA, onde os participantes puderam observar a diferença no crescimento das plantas, como o tamanho das folhas e raízes. Também demonstraram resultados em lavouras de diversas regiões do país.  “O trabalho de campo, associado a intensos estudos científicos, vem permitindo cada vez mais o desenvolvimento de produtos biológicos de alto rendimento, que ajudam a aumentar a produtividade de agricultores de todas as regiões”, afirma Ricardo Macedo, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Oceana Brasil. “Muito além do aumento na produtividade, os fertilizantes orgânicos, ,da alga marinha Lithothamnium, ainda melhoram a qualidade dos produtos, com um custo menor, atendendo às principais demandas dos produtores” , garante Macedo, que também é o principal pesquisador do uso da Alga Lithothamnium no Brasil.

Os resultados até agora com o uso do Lithothamnium são incríveis. A própria RISA conseguiu um aumento total de 1.098 sacas em uma área de 182 hectares, em sua lavoura no estado do MA.  Já no estado do Paraná, agricultores da cidade de Palmeira aumentaram sua média de 133 sc/alq para 151 sc/alq, com um retorno sobre o investimento de R$810,00 por alqueire. Já em Goiás, experimentos na cidade de Silvania demonstraram um aumento de produtividade de quase 7%, de 39 para 42,6 sacas por hectare.

Produtos baseados na alga marinha Lithothamnium podem ser certificados como orgânicos, pois, além de 100% naturais, comprovadamente tem o maior grau de pureza do mercado. O Lithothamnium extraído pela Oceana cresce em um ambiente ideal, com correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. A empresa trabalha e investe em pesquisas e tecnologia de ponta e no controle e monitoramento da vida biológica, para manter o equilíbrio ambiental da região da jazida e garantir a qualidade dos produtos.

Sobre o Lithothamnium
Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, o Lithothamnium vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia, para oferecer nutrição animal, vegetal e humana. Produto nobre, possui alta reatividade e é rico em mais de 70 nutrientes minerais e orgânicos, altamente solúveis e naturalmente equilibrados pelo meio ambiente. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana Brasil preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas da Alga Lithothamnium.

Sobre a Oceana

A Oceana Brasil é uma empresa 100% nacional com tecnologia na extração sustentável e beneficiamento da alga marinha Lithothamnium. Sua jazida está localizada em uma região de correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. Com linhas de produtos para nutrição animal e fertilização agrícola, atende ao mercado nacional e exporta seus produtos para diversos países da Europa, América Central, EUA e Ásia. A atividade industrial da Oceana é ecologicamente correta e preserva as características únicas de sua jazida. Segundo o CEO Daniel Dell’Asta Frasson , a companhia investe em programas de monitoramento de vida biológica, qualidade de água, controle ambiental e ações sociais com a comunidade local para desenvolver a região de forma sustentável.

Sobre o Grupo Risa
O Grupo Risa, fundado em 1982, atua nos segmentos agrícola (soja e milho), defensivos, fertilizantes, máquinas e logística. É uma empresa consolidada no Maranhão e Piauí, há mais de 30 anos trabalhando na região. Possui seis fazendas nas regiões onde atua. Além das fazendas, investe na área de fertilizantes, com duas misturadoras no Maranhão e outra no Piauí, revenda de defensivos e máquinas agrícolas; e tem uma frota de mais de 150 caminhões. Recentemente, em parceria com a Bayer, adquiriu uma das mais modernas máquinas de TSI (Tratamento de Sementes Industrial) do mundo, com capacidade de tratar 20 ton/hora. Como a primeira e única Misturadora de Fertilizantes da Região Sul do Maranhão, funciona como importante suporte para a produção de grãos.

Por Anderson Oliveira 23 mai., 2023
A Oceana Minerals foi reconhecida mais uma vez, por sua admirável gestão e desenvolvimento de negócios, inspiração de empresa sustentável e pelo comprometimento com o modelo de excelência Latin American Excellence Model (LAEM), sustentado por quatro pilares fundamentais Q-ESG: Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança. Esse modelo orienta as empresas no processo de compromisso formal com o conceito de Responsabilidade Total criado pela Latin American Quality Institute (LAQI) e auxilia as instituições a obterem altos níveis de desempenho ao longo do tempo.
Por Anderson Oliveira 31 mar., 2023
Foi com muita gratificação que, na noite de sexta-feira (24/03/2023), a Oceana Minerals participou da 30ª edição do evento de premiação Marketing & Negócios – Sustentabilidade e Agronegócios.
Por Anderson Oliveira 17 nov., 2022
Desde a confirmação do resgate com vida de todos os tripulantes, o objetivo primário da Oceana Minerals sobre o naufrágio passou a ser a proteção do meio ambiente. Especialmente pela existência de aproximados 9 mil litros de hidrocarbonetos nos tanques da draga naufragada.
Por Anderson Oliveira 18 out., 2022
Nossa equipe da Oceana Minerals e os profissionais contratados especializados em controle ambiental estão muito ativos desde a ocorrência do acidente com a draga Tremembés. Estamos visitando praias e o local do naufrágio da embarcação.
Por Anderson Oliveira 09 out., 2022
Informamos o naufrágio da embarcação TREMEMBÉS, ocorrido por volta das 5h30 da manhã deste domingo, 9, durante seu retorno ao Porto de Salinas, no Maranhão. Todos os 9 tripulantes foram resgatados com vida e passam bem. A empresa está prestando assistência direta às vítimas e seus familiares. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas por autoridades públicas e pela Oceana com a finalidade de apurar causas, eventuais responsabilidades e as medidas necessárias para mitigar potenciais desdobramentos. Todos os contatos com a imprensa se darão pela assessoria especializada 24×7 Comunicação. Pedimos para encaminhar os pedidos de entrevistas e informações ao email oceana@24x7comunicacao.com.br.
Por Oceana Minerals 24 mar., 2022
Quando o assunto é fertilizantes minerais, o agronegócio brasileiro vive dois momentos. Um ligado a crise causada por diversos fatores externos, econômicos e, ainda em consequência da pandemia, uma provável escassez dos fertilizantes para a safra 22/23. O outro, prevê uma projeção de crescimento e desenvolvimento no setor de pesquisa e tecnologia de bioinsumos para […] O post Falta de Fertilizantes no mercado abre oportunidade para bioinsumos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 13 set., 2021
Um estudo recente da Scot Consultoria apontou que 28% dos bovinos confinados têm problemas de acidose ruminal. No Brasil, cerca de 25% das vacas leiteiras são acometidas pela doença. Nos Estados Unidos, o índice segue a mesma estimativa, atingindo de 20% a 25% das vacas leiteiras do país. Segundo o zootecnista Carlos Massambani, a doença […] O post LithoNutri no combate à acidose ruminal apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 11 mar., 2021
Além das técnicas de manejo, cuidados de salubridade com as baias e todo o ambiente onde o animal fica, atenção veterinária entre outros fatores, a nutrição animal é de extrema relevância para potencializar a performance da criação. Fortalece o sistema imune e garante melhores rendimentos para o produtor rural. Ter um plano de nutrição envolve […] O post Nutrição Animal – 7 dicas para melhorar a performance do seu rebanho apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 04 mar., 2021
O Lithothamnium é um gênero de algas marinhas que vive de 10 a 15 anos em mar aberto. Composto por mais de 70 nutrientes equilibrados, as grandes colônias de Lithothamnium são utilizadas há décadas como matéria prima natural para nutrição animal e vegetal.  Além do fator nutricional, que inclui componentes minerais e orgânicos, melhora as […] O post Lithothamnium: Tudo o que você precisa saber sobre esta alga apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por Clayton Vieira 26 fev., 2021
A pecuária brasileira está vivenciando um cenário de alta nos preços do boi gordo. Atrelado a isso temos uma comercialização mais restrita, já que o pecuarista está ofertando animais de forma paulatina e os frigoríficos estão trabalhando com escalas de abate mais curtas, temendo uma retração de consumo. Acredita-se que este cenário deve perdurar até […] O post Novas tecnologias na Pecuária: Como introduzir e os impactos econômicos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Mais Posts
Share by: