Estudo em aves poedeiras comprova aumento da produtividade com Lithothamnium

m9 • fev. 06, 2019

Pesquisa realizada na USP de Pirassunung, com o uso da alga  Lithothamnium , demonstrou os diversos ganhos para produtores

Oceana. Oceana Minerals. Oceana Brasil. Lithothamnium. Algen. Lithonutri. Acqua tratement. Acqua food. Fertlizante. Fertilizantes. Nutrição Animal. Nutrição vegetal. Tratamento de água. Aumento de produtividade do campo.Uma equipe de pesquisadores da USP de Pirassununga conduziu um estudo para avaliar o impacto do uso de algas marinhas do tipo  Lithothamnium  na alimentação de poedeiras comerciais, como forma de aumentar o tempo de prateleira dos ovos. Os resultados foram expressivos. A pesquisa foi premiada como o melhor trabalho na área de nutrição apresentado no XVI Congresso da APA – Produção e Comercialização de Ovos (2018), e soma-se a inúmeras outras que vem comprovando a eficácia da alga Lithothamnium no agronegócio.

As aves da linhagem Bovans White, com idades entre 22 e 30 semanas, receberam ração preparada à base de milho e farelo de soja, com adição de 1% de  algas marinhas Lithothamnium (Lithonutri) em substituição ao calcário. Houve melhoria no desempenho e qualidade dos ovos, com aumentos no peso da casca (2,03%), massa do ovo (4,45%), peso médio (3,71%) e expressiva melhoria na conversão alimentar (6,13%). Também foi observada melhoria expressiva da qualidade interna dos ovos, sendo que a Unidade de Haugh, e a altura do albúmen, foram superiores em 2,98% e 2,70%, respectivamente para as aves que receberam o Lithothamnium na dieta. Os autores também observaram uma probabilidade de redução de 5% na quantidade de ovos quebrados, além do aumento no peso médio dos ovos.

Por sua origem biológica, o  Lithothamnium  é comprovadamente uma excelente fonte de cálcio e magnésio biodisponíveis, e contém mais de 70 nutrientes, incluindo aminoácidos. “Os resultados da pesquisa demonstraram que a alga do tipo Lithothamnium pode ser utilizada como importante aliada na manutenção da qualidade nutricional dos ovos por mais tempo, prolongando dessa forma sua vida de prateleira”, conclui Sara Mariane da Silva, pós-graduanda e autora do trabalho. “Outro fator chave para os produtores é a conversão alimentar entre o que é consumido pelas aves e a produção de ovos, que também demostrou um ganho considerável”, completa a pesquisadora.

Usualmente são utilizadas fontes inorgânicas de Cálcio, para suplementar a as dietas de poedeiras comerciais, com o objetivo de melhorar a qualidade da casca dos ovos. Entretanto, estudos demonstram que o excesso dessas fontes pode atuar como antagonista, comprometendo a absorção de outros minerais, como Magnésio, Zinco, Ferro, Cobre, Sódio, Potássio, etc. Entre as diversas fontes orgânicas que vem sendo pesquisadas, as algas marinhas  Lithothamnium  ( Lithothamnium calcareum ) têm se destacado por uma série de benefícios. Além da maior biodisponibilidade do Cálcio, proporcionam melhoria na qualidade dos ovos, e contribuem positivamente para a saúde das aves, por conter mais de 70 outros nutrientes, entre minerais e aminoácidos.

As algas marinhas usadas neste estudo foram extraídas e beneficiadas pela Oceana Minerals, obedecendo às normas ambientais, em uma região que reúne condições ideais para o crescimento e extração sustentável da alga.

“A estimativa é que com esses resultados, o uso do  Lithothamnium  represente uma economia de mais de R$ 250 mil por ano, para cada um milhão de aves”, afirma Carlos Massambani, especialista em produção animal da Oceana Minerals.

“Além disso, a melhor conversão alimentar, maior resistência da casca, reduz o índice de ovos quebrados, beneficiando diretamente não só os produtores, mas toda a cadeia produtiva, levando mais benefícios até os consumidores”, reforça Massambani.

Sobre o  Lithothamnium

Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, o  Lithothamnium  vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia, para oferecer nutrição animal, vegetal e humana. Produto nobre, possui alta reatividade e é rico em mais de 70 nutrientes minerais e orgânicos, altamente solúveis e naturalmente equilibrados pelo meio ambiente. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana Minerals preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas da Alga  Lithothamnium.

Fonte: Avi Cultura Industrial

Por Anderson Oliveira 23 mai., 2023
A Oceana Minerals foi reconhecida mais uma vez, por sua admirável gestão e desenvolvimento de negócios, inspiração de empresa sustentável e pelo comprometimento com o modelo de excelência Latin American Excellence Model (LAEM), sustentado por quatro pilares fundamentais Q-ESG: Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança. Esse modelo orienta as empresas no processo de compromisso formal com o conceito de Responsabilidade Total criado pela Latin American Quality Institute (LAQI) e auxilia as instituições a obterem altos níveis de desempenho ao longo do tempo.
Por Anderson Oliveira 31 mar., 2023
Foi com muita gratificação que, na noite de sexta-feira (24/03/2023), a Oceana Minerals participou da 30ª edição do evento de premiação Marketing & Negócios – Sustentabilidade e Agronegócios.
Por Anderson Oliveira 17 nov., 2022
Desde a confirmação do resgate com vida de todos os tripulantes, o objetivo primário da Oceana Minerals sobre o naufrágio passou a ser a proteção do meio ambiente. Especialmente pela existência de aproximados 9 mil litros de hidrocarbonetos nos tanques da draga naufragada.
Por Anderson Oliveira 18 out., 2022
Nossa equipe da Oceana Minerals e os profissionais contratados especializados em controle ambiental estão muito ativos desde a ocorrência do acidente com a draga Tremembés. Estamos visitando praias e o local do naufrágio da embarcação.
Por Anderson Oliveira 09 out., 2022
Informamos o naufrágio da embarcação TREMEMBÉS, ocorrido por volta das 5h30 da manhã deste domingo, 9, durante seu retorno ao Porto de Salinas, no Maranhão. Todos os 9 tripulantes foram resgatados com vida e passam bem. A empresa está prestando assistência direta às vítimas e seus familiares. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas por autoridades públicas e pela Oceana com a finalidade de apurar causas, eventuais responsabilidades e as medidas necessárias para mitigar potenciais desdobramentos. Todos os contatos com a imprensa se darão pela assessoria especializada 24×7 Comunicação. Pedimos para encaminhar os pedidos de entrevistas e informações ao email oceana@24x7comunicacao.com.br.
Por Oceana Minerals 24 mar., 2022
Quando o assunto é fertilizantes minerais, o agronegócio brasileiro vive dois momentos. Um ligado a crise causada por diversos fatores externos, econômicos e, ainda em consequência da pandemia, uma provável escassez dos fertilizantes para a safra 22/23. O outro, prevê uma projeção de crescimento e desenvolvimento no setor de pesquisa e tecnologia de bioinsumos para […] O post Falta de Fertilizantes no mercado abre oportunidade para bioinsumos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 13 set., 2021
Um estudo recente da Scot Consultoria apontou que 28% dos bovinos confinados têm problemas de acidose ruminal. No Brasil, cerca de 25% das vacas leiteiras são acometidas pela doença. Nos Estados Unidos, o índice segue a mesma estimativa, atingindo de 20% a 25% das vacas leiteiras do país. Segundo o zootecnista Carlos Massambani, a doença […] O post LithoNutri no combate à acidose ruminal apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 11 mar., 2021
Além das técnicas de manejo, cuidados de salubridade com as baias e todo o ambiente onde o animal fica, atenção veterinária entre outros fatores, a nutrição animal é de extrema relevância para potencializar a performance da criação. Fortalece o sistema imune e garante melhores rendimentos para o produtor rural. Ter um plano de nutrição envolve […] O post Nutrição Animal – 7 dicas para melhorar a performance do seu rebanho apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 04 mar., 2021
O Lithothamnium é um gênero de algas marinhas que vive de 10 a 15 anos em mar aberto. Composto por mais de 70 nutrientes equilibrados, as grandes colônias de Lithothamnium são utilizadas há décadas como matéria prima natural para nutrição animal e vegetal.  Além do fator nutricional, que inclui componentes minerais e orgânicos, melhora as […] O post Lithothamnium: Tudo o que você precisa saber sobre esta alga apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por Clayton Vieira 26 fev., 2021
A pecuária brasileira está vivenciando um cenário de alta nos preços do boi gordo. Atrelado a isso temos uma comercialização mais restrita, já que o pecuarista está ofertando animais de forma paulatina e os frigoríficos estão trabalhando com escalas de abate mais curtas, temendo uma retração de consumo. Acredita-se que este cenário deve perdurar até […] O post Novas tecnologias na Pecuária: Como introduzir e os impactos econômicos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Mais Posts
Share by: